Notícias

Quais são os clubes com mais sócios no mundo?

Os programas de associação representam uma fonte significativa de receita para os clubes de futebol. Além dos montantes recebidos mensalmente, as equipes buscam expandir constantemente suas bases de associados, visando tanto a fidelização dos torcedores quanto a atração de novas oportunidades de negócios.

Entretanto, ao procurar identificar os clubes com maior número de sócios no mundo, deparamo-nos com um desafio: a ausência de uma lista definitiva. Isso se deve aos diversos critérios empregados em cada país para calcular o total de associados. Mesmo diante dessa complexidade, a Jarbos compilou dados recentes na tentativa de lançar luz sobre esse intrigante cenário.

Divergências nos critérios de contagem de associados

Boca Juniors e River Plate, destacados como os principais clubes da Argentina, ganham projeção global devido ao expressivo número de sócios-torcedores. Em atualizações de agosto deste ano, os rivais afirmam possuir mais de 340 mil sócios ativos, com uma ligeira vantagem para o Boca.

Esses números abrangem diversas categorias de sócios, incluindo os “proprietários”, que participam ativamente na vida política do clube, e os “torcedores”, que contribuem mensalmente para desfrutar de benefícios, embora sem direito a voto.

Conforme relatado pelo diário Olé, os clubes argentinos ficam apenas atrás do Real Madrid quando se trata do número total de sócios. Ao somar os sócios-proprietários do clube, os “abonados” e os titulares do “Carnet Madridista”, o registro ultrapassa a marca de 360 mil torcedores merengues.”

Os casos do Bayern de Munique e Benfica se destacam ainda mais, com números impressionantes: ambos os clubes contam com uma base de sócios que ultrapassa os 300 mil, sendo que a maioria possui direito à participação política na associação.

E quanto aos clubes brasileiros?

No Brasil, alguns times ganham destaque por meio de seus programas de sócios-torcedores. O líder do ranking é o Palmeiras, que assumiu a liderança em 2023 e atualmente possui mais de 170 mil inscritos.

Logo em seguida, surge o Internacional, que está prestes a alcançar a marca de 130 mil sócios. A particularidade no Colorado é que mesmo os planos mais acessíveis conferem direito a voto nas eleições do clube, conforme estabelecido pelas regras estatutárias.